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Como você monta a carteira de produtos da sua autopeça?

Um dos segredos do sucesso de uma loja é saber montar uma boa carteira de produtos. É essa carteira que vai definir se seus produtos terão saída ou se vão ficar presos na prateleira amargando prejuízo.

Por esse e outros motivos você deve, sempre, estar muito atento ao estoque que será disponibilizado na sua loja. E para lhe ajudar nessa tarefa, nós resolvemos criar este artigo com os 06 tipos de produtos que você precisa ter para garantir um bom fluxo de caixa e posicionar a sua empresa no mercado.

Mas, antes de continuarmos, não esqueça de dar uma conferida nesse outro artigo super importante sobre a diferença entre peças originais e paralelas.

Produtos de entrada

Os produtos de entrada, também conhecidos como produto gatilho, são aqueles produtos que os iniciantes do ramo compram na sua loja. Por exemplo, limpadores de pára-brisa e acessórios em geral.

Esse tipo de produto serve para que o cliente que está começando a se tornar um consumidor do nicho vá conhecendo as outras peças e pegando confiança na sua loja.

 Bois de piranha

Os bois de piranha são aquelas promoções imperdíveis, com preços bastante baixos e que, muitas vezes, nem trazem uma boa margem de lucro. Porém, estes servem para encher a loja e trazer novos clientes.

Clientes esses que, na busca daquele produto, acabou comprando um segundo, terceiro ou – pelo menos – conhecem a loja e podem acabar voltando.

Um exemplo disso são aquelas oficinas que oferecem pneus, praticamente, a preço de custo. Mas que, junto com os pneus, faturam a montagem, alinhamento, balanceamento e por aí vai.

 Produtos de alto giro

Esse é o produto principal da sua loja, aquele que mais vende e que você sempre precisa repor o estoque. Geralmente, isso ocorre quando os produtos estão em período de maturidade, como vimos no artigo sobre o ciclo de vida do produto e como saber a hora certa de deixar de fazer estoque deste produto.

São estes produtos que garantem o retorno bruto nas vendas e podem ser responsáveis por uma grande porcentagem do faturamento da sua empresa, aprenda a identificá-los e dar o devido destaque aos mesmos.

 Produtos de alta rentabilidade

Os produtos de alta rentabilidade são aqueles que podem até sair pouco, mas quando saem, deixam uma boa margem de lucro.
O bacana disso é que, como não há muita saída, não precisa fazer um grande estoque dos mesmos, mas é importante sempre tê-los à mão para não perder boas oportunidades de negócio.

Conheça os fatores de sucesso no varejo de autopeças

Complementares

É de extrema importância que você os tenha sempre à mão, para poder fazer a famigerada venda casada, que pode melhorar e muito o seu faturamento.

Uma boa dica para esses produtos é criar “combos” com os de alto giro, assim, eles vão junto na “onda” de vendas dos produtos principais.

 Estratégicos

E por último, mas não menos importante, nós temos os produtos estratégicos. Esses são aqueles produtos que talvez nem vendam muito, não tenham uma margem de lucro alta e, enfim, você talvez nem deveria ter.

Mas, eles são estratégicos, pois caso você não os tenha os concorrentes terão e isso fará com que os clientes que iriam comprar contigo, comprem na loja ao lado.

Um exemplo de produtos assim, no comércio em geral, são os cigarros. Eles não oferecem praticamente nenhum retorno aos comerciantes. Porém, se o mercadinho não os vender, o fumante talvez nem pare ali e vá direto comprar o cigarro, a cerveja e o pão em outro local.

Ou seja, ele não perdeu apenas a venda “ruim” do cigarro, ele perdeu também a venda do pão e da cerveja. Então, atente-se para os produtos que você deixou de lado pelo baixo retorno, pois cada vez que você nega vender aquele item, seu concorrente ganha um cliente!

E aí, gostou da matéria? Tem sugestões de temas para abordarmos aqui no nosso blog? Então, entre em contato conosco agora mesmo, clicando aqui
 

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