Se você trabalha com vendas, com certeza já ouviu falar no processo após o fechamento dela.
Mas você realiza o pós-venda?
Manter um relacionamento com o cliente é essencial para que o seu negócio se destaque frente ao mercado, cada vez mais competitivo.
E esse relacionamento deve ocorrer, também, após a venda ser realizada.
Essa iniciativa é importante para que este cliente indique a marca para outras pessoas do seu convívio social. Assim como possibilita que ele volte a comprar com você, no futuro.
Isso é o que denomina-se pós-venda, um serviço que se baseia na assistência ao cliente mesmo depois da aquisição do produto/serviço.
Com ele, a empresa firma um compromisso com o consumidor, o que lhe dá garantias para que ele fique satisfeito por meio de um atendimento diferenciado, correção de eventuais falhas e auxílio com problemas.
E ainda, é uma forma de mostrar ao cliente que a satisfação com o produto/serviço é importante para a marca, tanto quanto a compra efetuada. O que acaba por tornar a experiência com a marca mais humana e próxima.
Afinal, fidelizar o cliente é uma das melhores estratégias para garantir futuras vendas.
Algo com o qual toda empresa batalha todos os dias, não é mesmo? Mas para isso é importante fazer esforços para que o pós-venda seja praticado da forma mais eficiente possível.
Para saber como desenvolver um pós-venda que dê certo e lhe traga bons resultados, continue lendo.
Estratégias de pós-venda
Além de tudo que já lhe falamos sobre o pós-venda, como a garantir a boa experiência com o produto e minimizar riscos de crises, ele também permite que a empresa mapeie a satisfação do seu cliente e, a partir dessas informações, adote ações para fidelizar o consumidor.
Mas, você sabe quais são as estratégias de pós-venda? Calma, vamos te ajudar neste processo em sua empresa.
Conheça algumas dicas para realizar um pós-vendas eficaz.
Tenha um histórico do cliente
Mantenha as informações sobre o consumidor sempre atualizadas.
Para isso, busque formas de obter informações de contato e sempre que possível, procure saber as preferências destes clientes. Esses dados nortearão a criação de um discurso eficaz para tratar o cliente em compras futuras.
Abra canais de comunicação
É necessário que a empresa tenha canais de comunicação bem estruturados para que cliente e vendedor possam se comunicar de maneira prática.
Ou seja, esteja disponível via e-mail, redes sociais e telefone, permitindo que o consumidor tenha canais para encontrar sua empresa e passar os feedbacks necessários.
Não deixe de responder pontualmente os clientes e nas redes sociais, evite apagar comentários.
Procure formas de responder e apresentar soluções publicamente. Isso mostra comprometimento da marca com a satisfação do cliente.
Mensure
Mensure todas as informações fornecidas pelo cliente: elogios, reclamações, opiniões sobre o vendedor e possibilidade de recompra.
Tudo isso deve ser estudado para que a empresa seja capaz de desenvolver ações que permitam aumentar o nível de satisfação e fidelização do consumidor.
Fique atento às reclamações
Não ignore as reclamações. Em vez disso, preste atenção no feedback do cliente e busque medidas para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.
Essa demonstração prova ao consumidor que a empresa está preocupada com sua satisfação e comprometida com a boa experiência.
Portanto, instrua e capacite os colaboradores para que eles apresentem soluções pontuais para os clientes.
Ofereça oportunidades exclusivas
Com base no histórico de compra do cliente, ofereça a ele outras opções de compra que possam ser de seu interesse.
Demonstre que a intenção da empresa é oferecer as melhores soluções para a necessidade do consumidor. Isso é mostrar cuidado, atenção e, principalmente, respeito com o cliente.
Agora que você já sabe como realizar um pós-venda eficaz, contra pra gente em qual parte você tem mais dificuldade.
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