Você já parou para pensar quantas vezes se perde uma venda por motivos tão aleatórios e que poderiam ser contornados, se o profissional de vendas avaliasse corretamente cada caso com o qual se depara?
Infelizmente são muitas as ocasiões em que isso acontece, levando para a empresa experiências nada agradáveis em relação ao seu público, da mesma forma que o potencial cliente passa a adquirir uma visão não muito boa da relação entre cliente e consumidor.
Por isso, é importante que a equipe de vendas saiba como desenvolver adequadamente cada processo que envolve a venda, desde a percepção de interesse do cliente, assim como o momento futuro ao fechamento do negócio.
O cliente precisa sentir que a empresa se importa com a sua necessidade e que você irá fazer o necessário para supri-la, oferecendo-lhe atendimento, suporte e qualidade em seus produtos ou serviços.
Quer saber mais sobre como fechar a venda de forma eficaz e proporcionar para sua revenda ótimos resultados?
Então continue lendo.
5 passos para fechar a venda
O cliente nunca está apenas atrás de produtos. Ele quer ser bem atendido. Essa é uma vantagem que pode diferenciar você de seus concorrentes, e o vendedor é o elemento-chave para o bom atendimento.
Cada cliente é único, diferente do outro, mas a maioria chega ao seu ponto de venda cheio de expectativas. Cabe ao vendedor entender os desejos de cada um, mesmo quando o próprio cliente não sabe bem o que quer.
Por isso, separamos 5 passos para você seguir, que irão lhe ajudar com a venda.
A abordagem
Nesse momento, o vendedor deve se mostrar disponível e interessado, sem constranger o cliente.
Ou seja, é importante que o vendedor esteja por perto quando o cliente precisar de informações, mas sem passar uma ideia de pressão em cima da pessoa.
Apresentação
Nesta etapa, é importante dominar as informações sobre o produto ou serviço.
Além disso, é necessário um bom desempenho no momento de demonstrar a oferta.
Sempre prezando pela simplicidade, usando palavras fáceis de entender, e pela objetividade, pois nem sempre o cliente dispõe de muito tempo para fazer as compras.
Lidando com objeções
As objeções dos cliente podem ser uma oportunidades para consolidar a decisão da compra.
Para isso, o vendedor deve ter conhecimentos necessários que, muitas vezes, ultrapassam o que se sabe sobre o produto, sendo necessário conhecer a concorrência, o mercado e as tendências de consumo.
Fechamento da venda
O recomendado é que antes do fechamento da venda seja feito um resumo do que foi acordado entre o vendedor e o cliente.
Muitas vezes, o cliente pode não ter observado algum detalhe ou não compreendido corretamente alguma informação no decorrer da apresentação.
Pós-venda
O fechamento da venda não deve sinalizar o final do interesse pelo cliente.
Pelo contrário, o contato após o fechamento da venda é valorizado por ele, que pode passar valiosas informações sobre sua experiência.
Com certeza, seguindo esses passos você terá ótimos resultados em seus negócios. Mas não se esqueça de que é necessário o aperfeiçoamento diário, para que se possam obter melhores resultados.
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