Até hoje, ao falarmos de negócios, mercado de trabalho e empreendedorismo, a primeira palavra a ser ouvida é PROATIVIDADE, mas ao citarmos esta palavra eis que surgem alguns questionamentos: Para que serve a proatividade? O que é proatividade afinal? Por que este assunto é tão discutido?
O que mais se escuta nos discursos de líderes de empresas é sobre a esperada proatividade da própria empresa e do próprio colaborador, a fim de que se alcancem resultados satisfatórios, e se estabeleçam principalmente relações de confiança dentro da empresa.
Uma pessoa proativa é aquela em que antecipa suas responsabilidades de forma independente, partindo sempre de suas próprias escolhas às situações impostas pelo meio.
Mas como garantir essa tão falada proatividade? Veja a seguir 7 sinais de que você/ sua empresa precisa ser proativa.
Falta de foco
Um dos primeiros sinais manifestados de que a empresa precisa ser proativa é a falta de foco.
O foco concentra a energia em questões importantes para cada projeto. Pessoas proativas se esforçam para resolver o que está ao seu alcance, sem deixar que os fatores que não dependem apenas deles, entrem em seu caminho.
Assim, o foco independente torna a produção ainda maior. Uma pessoa focada não só acata instruções como também se responsabiliza de instruir outras pessoas.
Ausência de planejamento
O planejamento auxilia o colaborador a se organizar e estar bem informado. Desta forma, ele conseguirá realizar ainda mais ações, independentemente de ordens superiores.
As empresas almejam colaboradores que se planejam, pois futuramente conseguirão progredir os ideais da empresa e até capacitar outros funcionários.
Logo, a ausência de planejamento é um sinal de alerta para as empresas pois, não havendo planejamento, as chances de se descobrir proativo são muito baixas.
Mais responsabilidade
Um elemento importantíssimo para garantir a proatividade é a responsabilidade.
Além de antecipar as ações o indivíduo deve se responsabilizar por elas. Colaboradores responsáveis por ações imediatas e planejadas manifestam uma margem de erros mínima, sendo assim, com um percentual baixo de conflitos, a produção aumenta e os prejuízos diminuem.
Falta de autoconhecimento
Outro sinal bastante comum nas empresas ou até trabalhos comuns em equipes é a falta de autoconhecimento, no que se refere à arte de refletir um pouco mais sobre suas próprias ações.
O autoconhecimento é importante para que a proatividade prevaleça, pois, um indivíduo que se conhece bem, reconhecerá o seu progresso ou os seus momentos infelizes dentro da empresa.
Empenho baixo
Existem pessoas que não possuem um empenho tão alto quanto outras, porém, isso não deve ser julgado e sim repensado.
Cada pessoa trabalha de uma forma, e não é por isso que o resultado final poderá ser negativo, porém, é preciso balancear o empenho de todos da equipe, para que não se torne um trabalho duro e injusto para alguns.
O empenho deve ser semelhante, no qual todos se ajudem para alcançar os objetivos finais. A proatividade necessita de empenho inicial para existir, sem ele, o indivíduo não se destacará por sua independência.
Não há inovações
Mais um sinal importantíssimo de que a sua empresa ou você precisa ser proativo, é a falta de inovações.
Uma empresa que não inova nem no mercado e nem no modo de agir internamente, acaba desmotivando seus colaboradores, deixando-os sem empenho para iniciar sua proatividade.
Inovações resultam em novas ideias, antecipação por respostas e até de novas perguntas. O que fazer para melhorar o produto no qual eu participo da composição? Essas perguntas podem ser correspondidas a partir de inovações motivadoras em sua empresa.
Atente-se aos sinais! A partir dessas dicas você saberá muito bem como se portar diante dos futuros planejamentos e a se empenhar para que a proatividade se propague.
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