Está com dúvidas sobre as placas Mercosul para caminhão? Não é para menos!
O modelo surgiu em 2014, mas várias dificuldades em sua implementação fizeram com que os motoristas brasileiros ainda estejam se atualizando aos poucos.
Placas Mercosul para caminhão: entenda o que mudou
As placas Mercosul foram criadas com o objetivo de padronizar a identificação de veículos oriundos do Brasil, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Argentina.
Esse novo padrão permite que exista um banco de dados integrado, para que a fiscalização possa identificar veículos roubados, por exemplo. Dessa forma, veículos irregulares não conseguem cruzar a fronteira.
Mesmo sendo um sistema repleto de benefícios para todos os países, houve uma certa demora em relação a adoção dessa nova placa.
Os primeiros países a adotarem as placas Mercosul foram a Argentina e o Uruguai. No Brasil, a implementação vem acontecendo desde 2014. Entretanto, somente no ano de 2018 a nova placa se tornou obrigatória.
O primeiro Estado a implementar a placa Mercosul foi o Rio de Janeiro, usando em mais de 4 milhões de automóveis.
Quando é preciso mudar a placa do caminhão?
O novo modelo de placa Mercosul já é comum nas ruas brasileiras. Desde 2018 ele vem sendo implementado, no entanto, ainda existe tempo para se adaptar! A troca da placa de seu caminhão só é necessária em duas situações:
· Quando o caminhão é transferido para outro país, cidade ou proprietário;
· Caso o seu veículo seja furtado ou tenha a placa danificada.
Se nenhuma dessas situações ocorrer, não é preciso correr para trocar a sua placa. Mas cabe uma dica muito importante sobre essa troca.
Caso você cruze as fronteiras com frequência, a utilização das placas Mercosul para caminhão será de grande ajuda. Tendo em vista que, esse modelo facilita a fiscalização e isso agiliza a sua viagem.
Além disso, o novo modelo tem alguns benefícios para empresas que trabalham com transporte de cargas, são eles:
1. A redução significativa de fraudes;
2. Aumento da eficiência na entrega, uma vez que a fiscalização é mais rápida;
3. Diminuição de furtos;
4. Maior agilidade no processo de transporte.
Os caminhões terão as placas Mercosul com escrita vermelha, QR Code de verificação e as letras e números da placa são embaralhados.
Esse aspecto de letras e números embaralhados é útil para facilitar um grande número de combinações, aumentando as possibilidades de geração de placas.
É possível realizar a troca voluntária para placas Mercosul para caminhão?
Não teve o veículo furtado e não está transferindo, mas deseja ter sua placa Mercosul para agilizar a fiscalização na fronteira?
A boa notícia é que atualmente é possível realizar a troca voluntária, caso as placas Mercosul para caminhão sejam interessantes para você.
Em cada região do país, existe uma taxa a ser paga para que seja possível realizar a substituição. Portanto, cabe procurar o Detran da sua região e verificar como pagar por essa troca, para que você possa utilizar a nova placa Mercosul.
É importante destacar que, o processo de atualização é bastante simples. Por isso, é relativamente rápido de ser feito.
Cabe a você apenas identificar se vale a pena realizar a troca e quando ela deve ser feita em seu veículo. Afinal, é um custo que precisa ser analisado se vale a pena.
Uma vez que, não existe real necessidade de realizar a troca caso não se enquadre nos quesitos obrigatórios. Portanto, fazer esse investimento na troca voluntária só é útil para caminhões que circulam com frequência cruzando as fronteiras do Mercosul.
As placas do Mercosul para caminhão são obrigatórias em primeiro emplacamento
Caso esteja planejando comprar um caminhão novo, é interessante saber que as placas Mercosul para caminhão são obrigatórias no primeiro emplacamento.
Portanto, a troca de seu caminhão usado por um novo já resulta em veículo totalmente atualizado, inclusive com a placa Mercosul.
Dessa forma, você não terá dificuldades em relação às fronteiras. Podendo se beneficiar de usar um caminhão com placas Mercosul que agiliza a entrada em países pertencentes a esse grupo.
Afinal, agilidade é importante em todas as etapas de um frete. Inclusive no momento de uma fiscalização. Justamente para que não ocorram atrasos na entrega de sua carga.
Telefone/Whatsapp:
54 3511.1000
contato@rodoplast.com.br
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 13.600, Km 33
Bairro Industrial - Vacaria | RS
CEP: 95204-385
RODOPLAST INDUSTRIA E COMERCIO DE COMPONENTES PLASTICOS LTDA
CNPJ: 05.920.019/0001-70
A Rodoplast desenvolve, transforma e comercializa peças plásticas que proporcionam
segurança, economia e utilidade para seus clientes.
desenvolvimento | sixinterfaces