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Benchmarking: por que implantar na sua revenda?

Benchmarking lembra muito a palavra marketing, e com certeza deve ser associada, pois é uma das estratégias mais assertivas para saber o que deve ser implementado ou não nos negócios. 

Com esse método, empresas novas no ramo utilizam aquelas que já estão bem estabelecidas ou que são tendência como referência para o seu próprio empreendimento. E o mesmo pode ser aplicado na sua revenda.

Por isso, confira a seguir tudo sobre o assunto e comece hoje mesmo a utilizar essa estratégia para aumentar as suas vendas.

O que é Benchmarking?

Benchmarking pode ser definido como uma pesquisa mais profunda de mercado, no caso um estudo de concorrência. Assim, por meio de uma análise do que é feito em empresas que fazem sucesso ou estão crescendo no mesmo setor que a sua revenda, essas boas práticas podem ser aplicadas ou introduzidas no seu negócio a fim de aumentar o lucro e produtividade.

Isso permite que empreendedores reflitam sobre a concorrência, sua colocação no mercado, se o público atingido é o pretendido e como melhorar a eficiência da própria empresa. Além disso, ao contrário do que muitos podem pensar, essa técnica é amplamente utilizada, sendo que muitas empresas grandes compram produtos dos concorrentes e analisam eles para ver se conseguem produzir algo melhor ou mais em conta para seus consumidores. Outro nome conhecido para isso é engenharia-reversa, de forma a comparar continuamente o que é produzido com concorrentes mais fortes ou reconhecidos.

Por que implementar o benchmarking na sua revenda

O benchmarking apresenta diversas vantagens e benefícios, sendo amplamente utilizado por grandes nomes. Um exemplo é o streaming Netflix, que agora possui diversos concorrentes como HBO Max, Disney+, PrimeVideo e muito mais. Esses últimos utilizaram o sucesso da empresa pioneira como referência para também entrar nesse mercado e aumentar suas chances de crescimento.

Dessa forma, já pode-se identificar a primeira vantagem dessa técnica, a identificação de novas tendências de mercado. Isso permite que a empresa sempre esteja atualizada com o que faz sucesso entre o público-alvo. Permitindo a manutenção competitiva da empresa, bem como adaptação para conquistar novos clientes e manter o que já são fidelizados.

Observando é que se aprende. Entender como funcionam outras revendas, pode auxiliar na solução de problemas internos na sua própria revenda. Aumentando a produtividade, e entendendo estratégias que fizeram outras empresas obterem destaque no mercado.

Além disso, essas análises permitem com que um plano mais bem estruturado seja implementado, de forma que haja o crescimento bem-sucedido da revenda. Por fim, essas análises trazem o aprimoramento de processos e práticas empresariais, motivação para os funcionários, conhecimento de mercado e redução de custos. 

Claro, que tudo deve ser aplicado com revisões, afinal não adianta ter uma ótima ideia, mas inviável no momento. O benchmarking visa utilizar outras revendas como referência, mas também saber escolher quais métodos devem e podem ser aplicados no negócio.

Como fazer benchmarking

Adotar o benchmarking como uma estratégia apresenta diversos benefícios como já foi destacado acima, porém podem surgir dúvidas sobre como adotar essa técnica. Por isso, confira a seguir algumas dicas de como realizar benchmarking na sua empresa da melhor forma.

Pesquisa de mercado

Qualquer empresa que queira se destacar no mercado precisa estar pesquisando sempre. Seja para saber o que está faltando no mercado, analisar o que empresas de sucesso oferecem no segmento, qual o diferencial que pode ser agregado ao seu negócio e muito mais. Para fazer essa pesquisa pode-se utilizar artigos, blogs, estudos de empresas maiores, reports e base de dados do mercado.

Eventos

Feiras, encontros e eventos para apresentar produtos, serviços e novos lançamentos ocorrem o tempo todo. E essa pode ser uma oportunidade para estar perto dos concorrentes e saber o que eles estão oferecendo. 

Além de que essas participações podem auxiliar no seu negócio, aumentando a visibilidade, conquistando novos clientes e se posicionando no mercado, levando até mesmo a parcerias com empresas maiores. Por fim, participar desses eventos ainda permite que a empresa acompanhe as tendências do mercado.

Visitas

Fazer visitas presenciais às sedes de grandes empresas pode ser uma maneira mais rápida de entender como é o funcionamento daquele negócio por dentro. 

Dessa forma, pode-se ver como funcionam os segmentos da empresa, processos e métodos. Para isso, é importante buscar por empresas que atuam em negócios similares, participar de associações, fazer parte de redes sociais e expandir a rede de contatos.

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