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Como a pandemia e o autoconsumo influenciou a falta de insumo das indústrias

A pandemia e o autoconsumo dos clientes gerou um impasse complicado para as revendas: a falta de insumo suficiente para atender aos clientes. E você, passou ou ainda está passando por essa dificuldade de abastecer sua revenda? 
 
Pandemia e autoconsumo dos clientes: entendendo o cenário

A pandemia ocasionou uma forte mudança nos hábitos de consumo das pessoas. Muito embora grande parte das empresas tenha sido obrigada a fechar, os caminhoneiros continuaram rodando todo o país para garantir o abastecimento necessário para indústrias e demais comércios.

Obviamente, os caminhões continuaram precisando de peças e os profissionais investindo em manutenções de seus caminhões.

Entretanto, a pandemia alterou profundamente o funcionamento de diversos setores de indústrias, ocasionando redução de carga horária de trabalho, além de falta de insumos de produção para atender a demanda que continuou existindo.

Esse problema ocasionou uma dificuldade sentida por muitas revendas: não havia produto para repor os estoques da maneira habitual.

Em cenário de escassez de insumos e alta demanda, os preços dos produtos também começaram a aumentar.

Nesse cenário desafiador, é preciso que o profissional responsável pelas compras da revenda trabalhe muito mais para garantir que irá fazer bons negócios.

Gestão de estoque: a melhor saída no cenário de pandemia

Investir na gestão de estoque de forma eficaz durante períodos de escassez é fundamental. Os profissionais habituados a realizar as compras para a composição de estoque precisam aproveitar todo o poder de negociação, para lidar com fornecedores.

Afinal, os fornecedores devem atuar como parceiros de empresas que são boas pagadoras e compram constantemente ao longo dos últimos anos.

Para se sair bem nesse cenário, é fundamental fazer um levantamento das vendas habituais, conferir o estoque e buscar fornecedores confiáveis.

Dessa forma, é possível fazer compras muito mais assertivas, evitando o investimento em produtos que não vão apresentar saída.

É hora de, acima de tudo, realizar compras inteligentes para que os produtos mais procurados não fiquem em falta. Negociar prazos de entrega e formas de pagamento é a melhor maneira de conseguir preços competitivos para a revenda.

É preciso conhecer o cliente da sua revenda

Qual é o perfil de seu cliente? Sem saber quais são os produtos que mais apresentam procura, é impossível realizar compras que driblam a escassez de insumos e supram a demanda de seus consumidores.

É importante fazer um levantamento, identificando quais são os produtos mais vendidos na revenda. Além disso, vale a pena solicitar aos fornecedores que anotem quais são os produtos que os clientes procuram e não encontram.

Vale a pena solicitar que cada vendedor que se vê nessa situação, anote o contato desse cliente. De forma que, ao conseguir repor o produto no estoque a empresa entre em contato com o consumidor.

Mesmo que esse cliente não realize a compra, ele se sentirá lembrado e bem tratado. Esses são aspectos importantes para fidelizar e ser lembrado nas próximas compras.

Analisar a política de preços da revenda

Outro fator que a revenda precisa analisar é a política de preços atual. Toda alteração no padrão de consumo acaba afetando o preço dos produtos.

Afinal, existe uma demanda que a indústria não está sendo capaz de suprir. Quando a oferta é menor que a demanda, inevitavelmente os preços sobem.

Para driblar esse efeito, é hora de fazer compras estratégicas, negociando preços com seu fornecedor.

Quem pode pagar pela compra sem precisar recorrer a parcelamento, costuma obter melhores preços e vantagens nas negociações.
Além disso, é importante rever os custos da sua revenda, para que a empresa continue lucrativa. 

A pandemia ocasionou um cenário muito diferente de tudo que foi experienciado ao longo dos últimos anos. Requerendo que, todas as empresas se adaptem para que possam continuar existindo e sendo lucrativas.

Adotar um conjunto de ações estratégicas é fundamental para que seu estoque não seja abalado negativamente pela pandemia.

Afinal, cada cliente que entra na revenda e não encontra o que precisa, é uma venda perdida. E isso precisa ser evitado ao máximo para que a empresa não tenha problemas em seu faturamento.

O cenário desafiador requer novas práticas e demanda a divulgação contínua sobre os produtos disponíveis em seu estoque. Aproveite as dicas e se reinvente!

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