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Como vender do jeito certo?

Você cliente, ou você empreendedor, já se perguntou: Como vender do jeito certo?  Ou melhor, existe um jeito certo para vender? 

O que fazer para que esses questionamentos sejam esclarecidos? Quem pode responder esses questionamentos? Se você procura algumas dicas de como vender do jeito correto, você está no lugar certo.

Acompanhe algumas dicas e algumas reflexões acerca dessa temática de vendas no Brasil.

Todos sabem que o comércio brasileiro vive em constante crescimento. Legalizado ou não, a arte de vender certamente é uma das características do brasileiro, por possuir simpatia e a famosa lábia na comunicação. 

Porém, essa regra não é válida para todos, pois nem todo mundo possui essa facilidade em vender e pelo crescimento descontrolado do mercado, muitas vezes, até pessoas pouco treinadas são selecionadas para a área comercial, não tendo o perfil para tal e acabando a não desenvolver um bom papel.

Primeiramente, para que seja desenvolvida corretamente a função de vendedor é preciso uma reflexão sobre a sua função, o que se pode fazer? Até que ponto chegar? Quais tipos de produtos irei vender? E até, para quem irei vender esse tipo de produto? 

Esses questionamentos devem ser tratados em um possível treinamento de equipe, porém, para você que busca apenas uma ajuda pessoal para vendas também é importante se auto capacitar, refletir sobre o seu próprio atendimento e não sair vendendo produtos de forma aleatória.

Durante todos os processos de vendas ou quaisquer contatos com clientes, o vocabulário deve ser repensado. A informalidade existe, porém, precisa ser combatida durante o atendimento.

Entretanto, para clientes que possuem pouco letramento linguístico, é possível facilitar o acesso, atendendo-o de forma mais clara e simples, para que não ocorram problemas, como uma espécie de linguagem coloquial. 

A escolha do léxico e do vocabulário compõem assim a apresentação principal do atendimento de venda, vendendo não só o produto ou o serviço como também a imagem.

Neste mundo globalizado, cada vez mais, o tempo é sempre considerado curto ou rápido demais, pois, vivemos a era do imediatismo, no qual tudo deve ser realizado em instantes. 

Não existe a espera, pelo contrário, espera é sinônimo de perda de tempo. Infelizmente, para que seus produtos sejam levados a sério, o tempo deve ser o menos perdido, ou melhor, as vendas de produtos devem surgir em pouquíssimo tempo.

Para isso, após a preparação inicial de uma equipe ou uma auto preparação, precisa-se agora da criação de uma logística de vendas. Os responsáveis pelo atendimento precisam saber quanto tempo gastam mantendo o contato com o cliente, com apresentação do produto e até a efetivação da venda ao cliente.

Outro fator importantíssimo para venda é a tecnologia, sendo uma das ferramentas de apoio, no qual ajuda a equipe a solucionar os problemas dos clientes e a desenvolver um bom atendimento, porém, a escolha de tecnologias inovadoras pode acarretar a um uso descontrolado e não planejado, como forma de obrigação. 

Primeiramente, o vendedor deve entender que essa ferramenta será utilizada para o apoio e não para aumentar os conflitos, portanto, saiba dosar as inovações. 

Ao citarmos a rapidez no passo anterior, automaticamente falamos do uso de tecnologias atualmente, pois graças a ela a eficiência aumentou e o número de atendimentos triplicou, pois, um membro da equipe pode atender mais de um cliente ao mesmo tempo, de forma sincronizada e ordenada.

Além dessas dicas já mencionadas, é válido ressaltar a importância do encantamento do cliente para com o vendedor. 

Esse encantamento não pode ser apresentado como forma de iludir ou apenas dizer o que o cliente quer ouvir, e sim uma forma de estabelecer uma boa relação interpessoal bem definida, para vender mais e melhor.

Uma relação recíproca, no qual ambos apresentam suas necessidades e seus pedidos de melhorias. E após esse bom relacionamento surgem os resultados positivos ou negativos.

Sempre depois de expor esses resultados é preciso filtrá-los de forma inteligente, para que o mesmo seja colocado em forma de progresso. 

Mais conhecido como pós-venda, neste processo o vendedor já sabe a porcentagem de clientes satisfeitos ou não, porém, o progresso é constante e deve ser acompanhado, para saber se o cliente irá indicar para outras pessoas o produto ou o serviço, divulgando ainda mais a empresa ou apenas o vendedor. 

E além do mais, estabelecendo uma relação mais duradoura, para possíveis análises de novos produtos, que pode ser escolhido pelos clientes que o adquirem. 

Esse relacionamento com o cliente precisa ser natural, pois caso o cliente não tenha gostado do primeiro atendimento, será muito difícil estabelecer uma relação mais séria após os trâmites de vendas.

Essas dicas apresentadas a você vendedor, empresa, entre outros, é para que você reflita sobre o seu atendimento e a sua venda, pois as vezes alguns fatores acabam passando despercebidos, e que poderiam ser a chave de sucesso para o seu negócio.

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