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Conheça os fatores de sucesso no varejo de autopeças

O varejo de autopeças é um mercado que movimenta, por ano, bilhões de reais e que consegue reinventar-se mesmo em épocas de crises econômicas. O número de estabelecimentos desse nicho tão importante para a economia do país aumenta a cada ano, o que leva a um crescimento da concorrência. Sendo assim, é preciso usar de conhecimentos, técnicas e estratégias que diferenciam sua revenda das outras existentes no mercado e aumentem o número de vendas.

Para alcançar sucesso no mercado de autopeças, assim como em qualquer outro, é preciso ter uma boa gestão, um bom controle financeiro e também de desempenho, entre outros fatores.
Pensando nas pessoas que desejam embarcar nesse mercado promissor, apesar de muitas vezes inconstante, trouxemos aqui algumas dicas importantes. São dicas dos principais fatores de sucesso no varejo de autopeças para que você possa colocar em prática e alavancar suas vendas.

Acompanhe agora cada uma delas detalhadamente!


Equipe de vendas da revenda

A equipe vendas é extremamente importante para o sucesso de qualquer negócio e com a sua revenda não seria diferente. Os seus funcionários são, costumeiramente, o primeiro contato dos clientes com a sua loja e um bom atendimento é um diferencial. Uma equipe que tenha domínio sobre os produtos, as tecnologias disponíveis e que seja capacitada para bem atender os clientes irá fazer toda a diferença para alavancar suas vendas. Para que eles alcancem esse patamar de qualificação é necessário promover treinamentos e atualizações periódicas.
Sendo assim, seus clientes terão um atendimento personalizado e técnico, com uma argumentação que os convençam a fechar as compras dos seus produtos.


Canais de vendas dos seus produtos

Os canais vendas para o varejo de autopeças diversificaram-se com o advento da tecnologia e da internet. Além da loja física, que pode ser ou não o principal ponto de venda, existem outros canais onde é possível vender (muitos deles até mais acessíveis aos clientes).
Oferecer o máximo de canais de venda para os clientes facilita a vida deles e coloca sua revenda um passo à frente dos concorrentes. O ideal é que você ache o canal ideal para atingir seus consumidores principais, mas também de outras opções para quem não usa o canal principal.

Os principais canais de vendas disponíveis atualmente são:

Venda direta
Call center/ Telemarketing
E-Commerce



E-commerce pedindo passagem no varejo de autopeças

As E-commerce pediram passagem no mercado de varejo de autopeças, tornando-se os principais canais de venda juntamente com as lojas físicas. Com o avanço da internet e a facilidade de fazer compras online diretamente de casa, é imprescindível ter uma loja virtual para gerar vendas. Assim, você se coloca como uma opção entre seus concorrentes e mostra aos clientes fiéis que está atualizado para melhorar o conforto deles nas compras futuras.
A divulgação do E-Commerce por meio de outros canais de vendas ou meios de comunicação, como as redes sociais, é essencial. Dessa forma, você torna sua loja conhecida na rede e aumenta a chance de conversões de usuários em clientes da sua revenda.


Propaganda e promoções para alavancar as vendas

O marketing tradicional mudou muito nos últimos anos e atualmente o marketing digital é o principal modo de divulgação dos negócios.
Fazer propaganda da sua revenda através do marketing digital por meio de anúncios pagos, por exemplo, é uma ótima forma de atrair mais clientes. Você pode fazer a utilização do Facebook Ads ou do Google Adwords, duas das principais formas de promover anúncios pagos.
Além disso, ainda vale a pena investir nas divulgações tradicionais, como rádio e jornais impressos locais, desde que sejam meios de comunicação que seus clientes usem. Para fazer essas campanhas de marketing resultarem em lucro, é preciso que você coloque essas despesas fixas em seu orçamento para que não perca o controle das contas.

Outra forma de atrair clientes é através de promoções anunciadas por meio das campanhas de marketing.
Para que as suas promoções sejam convertidas em vendas que trazem lucros para sua revenda é preciso planejamento financeiro.
Só assim você evitará promover promoções inviáveis que acabam trazendo prejuízos a longo prazo.


Otimizar o controle de estoque

O último dos fatores de sucesso no varejo de autopeças é o controle de estoque, fator esse extremamente importante.
Algumas empresas acabam por deixar de lado esse controle, o que pode levar a perda de dinheiro, com largo prejuízo a curto e longo prazo. Fazer a confirmação periódica, de preferência semanalmente (quando for impossível fazer todo dia), para saber se o saldo que foi apurado está de acordo com o estoque físico existente é uma das estratégias principais. Algumas das outras estratégias para manter o controle de estoque sempre em dia, atualizado e seguro são:


Manter atualizados os cadastros dos fornecedores de produtos para a revenda;
Conhecer o fluxo de saída de cada produto, podendo assim adequar as remessas de pedidos e evitar capital parado;
Atualizar o estoque e a revenda com a aquisição de novos produtos do mercado, para evitar ficar para trás dos concorrentes;


Como você viu, existem fatores que podem ajudá-lo a obter sucesso no seu negócio de autopeças através da alavancagem de vendas.
Seguir as dicas dadas aqui no artigo é muito importante, pois elas irão te guiar nesse caminho de aumento do número de conversão de clientes. 
A Rodoplast é uma empresa parceira dos clientes e que trabalha sempre para aprimorar os seus canais de comunicação, auxiliando cada vez mais os seus parceiros nos negócios.

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