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De que forma o seu negócio pode se diferenciar do concorrente?

Sua empresa não é a primeira no segmento, então como se diferenciar do concorrente?

Pensar em ações que poderão trazer essa diferenciação é fundamental para te auxiliar nas vendas. Afinal, aquele que se diferencia, se destaca em meio aos demais.

Se diferenciar do concorrente pelo preço não é suficiente

É muito comum que, na tentativa de se diferenciar dos concorrentes, uma empresa busque manter preços baixos.

De modo que, seja lembrada pelo consumidor por essa característica. No entanto, essa estratégia pode não ser o suficiente para se diferenciar a longo prazo.

Uma vez que, baixar demais os preços, pode, inclusive, dar ao cliente a sensação de que os produtos não apresentam boa qualidade. Além disso, seus concorrentes podem seguir a mesma linha.

Se não houver condições de competir nessa questão, você terá ficado sem possibilidade de se diferenciar. Portanto, é preciso ir além!

Qual a importância de se diferenciar no mercado?

Atualmente, vivenciamos um momento de muita concorrência. O que faz com que as empresas precisem se diferenciar para serem marcantes na memória do consumidor.

Fazendo com que, a diferenciação seja uma ferramenta para fidelizar clientes. Por isso, somente a estratégia de diminuir o preço não é o suficiente.

Fidelizar vai muito além da oferta de um preço abaixo do mercado. Se o cliente compra um produto muito barato, mas não é bem atendido no processo, ele não ficará com uma boa memória sobre sua empresa.

Alguns clientes buscam um atendimento que ofereça segurança, enquanto outros buscam praticidade de comprar uma peça e instalar no mesmo local.

É preciso conhecer o seu cliente para que a sua revenda seja realmente capaz de se diferenciar das demais.

Foque em atributos intangíveis para se diferenciar do concorrente

Ser o mais rápido na entrega, aquele que oferece preço mais barato ou que tem o melhor prazo de validade não é o suficiente!

Todos esses atributos citados podem ser copiados por seu concorrente. No entanto, sobram os atributos um pouco mais intangíveis como opção para sua diferenciação, especialmente se a sua revenda é menor.

Conquistar a confiança de seu cliente através de um atendimento especializado, por exemplo, é uma excelente saída.

Afinal, quando a empresa estreita o relacionamento com o consumidor a este nível, dificilmente algum concorrente irá conseguir superar esse patamar estabelecido.

Estratégias úteis para se diferenciar

Elencamos algumas estratégias para que sua revenda possa se diferenciar da maneira correta, confira!

1. Foque no Branding

Uma empresa precisa ter personalidade, para se aproximar de seus clientes. Portanto, é preciso trabalhar a gestão de marca para que sua empresa tenha voz, valores e personalidade.

2. Invista em Atendimento

Seu cliente precisa ter uma experiência positiva. Ofereça para ele agilidade, seja eficiente e não tente empurrar produtos parados no estoque.

Ofereça verdadeiras soluções para seu cliente, atenda em canais variados e sempre com cordialidade e transparência. Dessa forma, sua empresa construirá uma boa reputação com cada cliente que consome seus produtos.

3. Pense no algo a mais

Quando pensamos em como se diferenciar do concorrente, estamos pensando também em agregar valor para a experiência do consumidor.

O que sua empresa pode oferecer para tornar a experiência de compra única?

Oferecer dois ou três profissionais para montar as peças compradas na loja? Lembre-se que o serviço que agrega valor precisa ser de alta qualidade, ágil e eficiente.

Caso contrário, o que seria um algo a mais pode ser prejudicial para a experiência, como ficar 1 hora esperando uma montagem de peça.

4. Pesquise seus clientes

Invista em pesquisar informações sobre seus clientes. Envie uma pesquisa de satisfação após a venda por WhatsApp, por exemplo.

Treine o atendimento para perguntar se o cliente procura algo que não encontrou. Ter informações sobre seu consumidor é o que irá ajudar a pautar a diferenciação da sua empresa.

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