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Endomarketing - vender a ideia ou um propósito para a equipe

Você já ouviu falar do conceito de endomarketing - vender a ideia ou um propósito para a equipe? Ele é de grande importância para quem deseja ter sucesso no próprio negócio, uma vez que diz respeito diretamente aos colaboradores. 

O termo “endo”, vem da palavra grega “edón”, significa para dentro. De forma simples, ele consiste na premissa de que a empresa vende seu produto, serviço, ideia ou propósito primeiramente aos próprios funcionários. Afinal de contas, são eles que serão a imagem da marca perante aos consumidores.

Veja abaixo a importância e quais os resultados que pode ser alcançado com o endomarketing. Confira!!

Qual a importância do endomarketing - vender a ideia ou um propósito para a equipe?

O endomarketing - vender a ideia ou um propósito para a equipe, é importante para que a empresa possa alcançar os seus resultados. Isso porque, é por meio de ações que incentivem o comprometimento dos colaboradores, que será possível criar estratégias assertivas. 

É por meio dessa abordagem que os funcionários passam a entender os processos dentro da empresa. Esse tipo de estratégia pode ser usada, por exemplo, para treinar os vendedores sobre a forma correta de conduzir uma venda, levando em conta os conceitos da marca.

E ao contrário do que muita gente pensa, praticar endomarketing não se trata apenas de distribuir cartilhas e fazer comunicados na rede interna do empreendimento. Ele envolve diferentes tipos de ações que façam os colaboradores trabalharem em sintonia com o negócio.

Por exemplo, redes grandes de restaurantes tendem a promover degustações de novos pratos antes que eles entrem no cardápio. Dessa forma, os funcionários conseguem provar e saber exatamente o que estão vendendo.

Muitas montadoras também promovem demonstrações de novos veículos antes deles serem anunciados. Dessa forma os representantes e vendedores também poderão ver de perto o que estão comercializando. 

Quais são os resultados que você pode alcançar através dessa estratégia?

O endomarketing é uma estratégia amplamente utilizada pelas grandes marcas. Isso porque, quando há o comprometimento da equipe na prestação de serviços de qualidade, é possível alcançar excelentes resultados, tais como: 

Aumento da produtividade

Por meio de ações de marketing interno é possível aumentar a produtividade do seu negócio. Isso se deve ao fato da comunicação aberta permitir que os colaboradores tenham mais comprometimento e possam ser vozes ativas dentro do negócio. 
Mais do que simplesmente receber ordens, eles também podem opinar sobre diversos assuntos e até mesmo sugerir melhorias. Quando os funcionários se sentem parte do empreendimento, eles tendem a ter mais motivação. 

Retenção de talentos 

Outro resultado que é possível alcançar através do endomarketing - vender a ideia ou um propósito para a equipe é a retenção de talentos. Isso porque, uma vez que os colaboradores conseguem desenvolver esse relacionamento estreito com a empresa, a tendência é que eles “criem raízes” ali.

A rotatividade de pessoal é um problema sério para muitos empreendedores. Além de gerar altos custos trabalhistas, dessa forma o negócio não consegue ter profissionais realmente qualificados. 

Através do endomarketing, você pode desenvolver ações de motivação, treinamento e incentivo que ajudem na retenção dos colaboradores que realmente trazem resultados para o negócio. 

Melhor atendimento ao cliente 

Quando o profissional não se sente confiante com a marca, ou até mesmo está insatisfeito com algum aspecto do trabalho (salário, benefícios, ambiente entre outros) a tendência é o atendimento ao cliente também seja prejudicado. Isso porque o colaborador irá transmitir, conscientemente ou inconscientemente, essa frustração para o consumidor.

Agora, quando o funcionário é treinado de forma correta, e possui os incentivos necessários, ele passa a oferecer um serviço de mais qualidade. Consequentemente o seu negócio terá clientes mais satisfeitos. 


Conclusão

Para colocar o endomarketing em prática no seu negócio, é necessário um planejamento detalhado. Você precisa fazer desde pesquisas com colaboradores, até identificar possíveis ações que possam melhorar o comprometimento desses funcionários.

Além disso, também é necessário estabelecer canais de comunicação interna realmente eficientes, e que não sejam unilaterais. Da mesma forma que você deseja passar a mensagem correta para os colaboradores, eles também querem dar suas opiniões. 

Saber o que é endomarketing - vender a ideia ou um propósito para a equipe pode te ajudar a alcançar os melhores resultados para o seu negócio. 

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