Conhecer o dia-a-dia dos seus clientes é fundamental para que você possa oferecer soluções personalizadas, entender o que ele enfrenta ao longo do trecho e para o que ele pode precisar da sua loja ao passar por isso.
Mas, além da questão do lucro, conhecer os riscos e problemas que os caminhoneiros enfrentam na estrada é um exercício de relacionamento humano importante para mostrar aos seus clientes que você se preocupa com eles, mesmo depois que eles pagam e vão embora.
E, para lhe ajudar a entender a dor desses profissionais, para que você possa conceber formas de ajudá-los – de verdade – na estrada, é que nós resolvemos criar este artigo com as 04 principais dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros!
01 – Dificuldades financeiras
O primeiro problema enfrentado por muitos caminhoneiros é a dificuldade financeira. Nem sempre o frete paga tão bem e o orçamento muitas vezes fica bastante apertado.
Desse modo, muitos desses profissionais acabam pulando refeições, deixando de lado alguma manutenção que possa ser adiada e por aí vai.
Entender esse problema é importante, pois boa parte dos lojistas confunde os caminhoneiros com milionários e acham que, pelo simples motivo do profissional ter um caminhão, ele tem dinheiro sobrando e nem sempre é o caso.
Por isso, mostre para os seus clientes que você entende que a tabela de fretes atual está abaixo do que deveria estar, que a crise no mercado e dos preços de combustíveis atingiu em cheio ele e que, por isso, você respeita o dinheiro dele.
Para fazer isso é muito simples, basta não tentar explorar o caminhoneiro nos preços do seu serviço. Ou se for algo que pode ser gratuito, faça gratuito e lembre o cliente de que você vai dar uma “forcinha”, pois sabe que as coisas não andam fáceis pra eles.
Certamente, pequenos reconhecimentos como esse farão toda a diferença na reputação da sua loja.
02 – Pontos de apoio
Por lei, o caminhoneiro não pode dirigir durante longos períodos e isso é bom para o profissional. Entretanto, acaba se tornando um problema devido a falta de lugares apropriados para se fazer uma parada confortável e, acima de tudo, segura.
Isso faz com que, muitas vezes, o caminhoneiro tenha de virar a noite dirigindo por falta de um local adequado para o seu descanso, colocando em risco a sua vida e a de outras pessoas.
03 – Panes
Outro medo constante com o qual os caminhoneiros sempre convivem são as possíveis panes mecânicas e elétricas em seu caminhão, sobretudo para estes que muitas vezes precisam virar a noite.
Essas panes podem colocá-los sozinho, na estrada, no meio da noite, como um alvo perfeito para bandidos saquearam sua carga ou até mesmo coisa pior. Tudo isso sem mencionar no atraso da entrega e no prejuízo financeiro.
Portanto, invista em produtos de qualidade para a sua loja, pois quando você não faz isso, pode acabar colaborando para que essa situação venha a acontecer com o seu cliente.
04 – Insegurança
E por último, mas não menos importante, nós temos a insegurança. Como já dissemos acima, o risco de assalto é muito grande nas panes, mas também podem ocorrer mesmo com o caminhão em movimento.
Pelas estradas do Brasil rodam cargas muito valiosas e grupos de ladrões de cargas andam cada vez mais especializados em efetuar esse tipo de delito que coloca em perigo não somente o faturamento do motorista, como também a sua integridade física.
Aprender a lidar, reconhecer e ajudar em todos estes medos e problemas enfrentados pelos seus clientes pode ser um grande diferencial para a sua loja, além de ser uma bela atitude da sua parte.
E aí, gostou do artigo? Tem alguma sugestão para o nosso blog? Então, clique aqui e envie agora mesmo!
Telefone/Fax:
54 3511.1000
contato@rodoplast.com.br
Rodovia BR 116 Km 33, nº 13.600
Bairro Industrial - Vacaria | RS
CEP: 95205-000
A Rodoplast desenvolve, transforma e comercializa peças plásticas que proporcionam
segurança, economia e utilidade para seus clientes.
desenvolvimento | sixinterfaces