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Lojista, você sabe a importância de fazer lançamentos de produtos constantemente?

Trabalhar com a venda de produtos não é uma tarefa fácil, afinal de contas, é preciso entender e antecipar o que seus potenciais clientes terão interesse em consumir. Basta apenas um erro de previsão para que todo o negócio vá por água abaixo com um estoque de coisas que ninguém quer.

Só por isso, investir no lançamento de novos produtos já seria uma grande estratégia, afinal de contas, é uma nova possibilidade de lucro e um possível aumento no horizonte de clientes.

Porém, manter-se com lançamentos é imprescindível por vários motivos e é justamente sobre isso que iremos falar ao longo deste artigo, mas, antes de começarmos não esqueça de dar uma olhada nesta matéria sobre os fatores que determinam o sucesso no varejo de autopeças!

O ciclo de vida do produto

Como bem sabemos, o ciclo de vida de um produto é formado por quatro estágios que – fatalmente – acabam sendo inevitáveis, podem até ser adiados, mas uma hora ou outra chegarão.

Esses estágios são:

1 – Introdução
A introdução é aquele período no qual os clientes estão conhecendo o produto, ainda surgem muitas dúvidas e o produto está começando a vender e sair da sua prateleira. Aqui, você quase não tem concorrência.

2 – Crescimento
Neste segundo estágio, boa parte do mercado já conhece o produto e outros lojistas também começam a vendê-lo, o número de vendas aumenta e, talvez, até mesmo o preço do produto.

3 – Maturidade
Agora, praticamente todos os lojistas do seu segmento já oferecem esse produto, o preço estabiliza e todo mundo já conhece como ele funciona. É quando o produto atinge seu auge de vendas e você precisa repor o estoque dele constantemente.

4 – Declínio
E por fim, este é o período onde o produto começa a sobrar na prateleira, passa a se tornar obsoleto e é facilmente substituído por alguma inovação no mercado, talvez, até da mesma fabricante.

Como podemos ver acima, fatalmente o produto que você vende acabará por entrar em declínio e isso é normal. O problema está quando você não conseguiu ver ele sair da fase de maturidade para fase de declínio.

Afinal de contas, até mês passado ele vendia bem e você tinha de estar fazendo estoque direto e agora, simplesmente deixou de vender e você está com um bom capital empacado nas prateleiras.

Outro problema, também, é quando você não pegou as duas primeiras fases do produto. Ou seja, você não aproveitou o início das vendas para fazer o nome da sua loja, mas sim, apenas entrou quando ele já estava “no topo” e, como vimos, dali basta um passo para o declínio e o seu prejuízo.

Mas, então, como evitar isso? Como prever esses ciclos? Bem, é justamente sobre isso que iremos falar no próximo tópico!

Aprenda a fazer lançamentos

Se você quer pegar o produto desde o seu ciclo inicial, para consegui-lo com preço baixo, maior retorno, aproveitar toda vida dele e ainda fixar a sua loja como o point onde sempre encontrarão aquele determinado produto, não existe nenhum segredo, basta acompanhar os seus fornecedores.

Procure ficar sempre atualizado com as notícias do mercado e sobretudo dos seus fornecedores. Com base nos informes deles, você poderá tanto pegar lançamentos de produto e aproveitar toda a vida dele no mercado, quanto saberá quando ele vai entrar declínio, pois está sendo lançado algo mais inovador.

Ou seja, participar de feiras, eventos, ler os emails, acessar o blog, site e ficar de olho em tudo que rola no seu mercado é a melhor maneira de identificar esses estágios e manter-se sempre no lançamento do produto e não mais no último estágio antes do declínio do mesmo!

E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma sugestão de pauta para o nosso blog? Então, envie agora mesmo uma mensagem para nós, clicando aqui. E não esqueça de acompanhar nosso site para ficar sempre por dentro das novidades!
 

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