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O que fazer se um motor diesel disparar?

Todo caminhoneiro sabe das dificuldades que passam nas estradas; insegurança, falta de estrutura nas rodovias, altos preços dos combustíveis, falta de pontos de apoio, dificuldades financeiras, saudade da família, solidão, são muitos os problemas que esses profissionais enfrentam em sua rotina de trabalho.

Mas, acima de uma profissão, ser caminhoneiro é um estilo de vida, e o motorista que ama o seu ofício deve estar preparado para os desafios e obstáculos que se apresentam no dia a dia desta tão importante profissão.

Além dos problemas já citados, os caminhoneiros também se deparam com panes mecânicas ou elétricas que podem deixar o caminhão parado no meio da estrada, e resolver este problema pode não ser nada fácil.

Além dos prejuízos financeiros que estes problemas geralmente trazem aos motoristas, seja pelo conserto do caminhão e/ou pelos atrasos nas entregam, ainda correm o risco de assaltos e também precisam lidar com o cansaço excessivo. Neste sentido, é muito importante que a manutenção do veículo esteja sempre em dia, no entanto, imprevistos fazem parte da rotina destes profissionais.

Um imprevisto bastante desagradável que pode ocorrer nas estradas é a disparada de um motor a diesel, um verdadeiro pesadelo para o motorista, pois além dos prejuízos financeiros gerados pelos danos no motor, este pode ser um acontecimento bastante perigoso, que pode causar ferimentos graves, já que peças em altas temperaturas podem ser arremessadas longe e atingir pessoas.

Tecnicamente, um motor disparado significa que o seu funcionamento está descontrolado, em rotação altíssima, como consequência o veículo começa a lançar uma grande quantidade de fumaça branca pelo escapamento, e a capa das bielas podem se soltar, quebrando o bloco violentamente, gerando danos ao motor.
 

MAS, POR QUE UM MOTOR A DIESEL DISPARA?

Diferente dos motores movidos a gasolina, que controlam a entrada de ar nos motores através do acelerador, os motores movidos a diesel não controlam a entrada de ar, sendo o controle de injeção apenas de combustível. Assim, quando ocorre a injeção de combustível sem o controle de pressão e volume, pode acontecer a aceleração ou a disparada do motor.

O desgaste dos anéis do pistão pode permitir a entrada de óleo lubrificante nos cilindros, e uma parte da explosão do diesel passa para o cárter, o que vai fazer que o óleo seja empurrado para o motor, e quanto mais óleo no motor, mais ele acelera.

Bombas injetoras mecânicas também podem ocasionar este problema, caso estejam danificadas. O tipo de combustível utilizado pelo motorista, como o S500, pode contaminar o lubrificante do cárter, já que contém 50 vezes mais enxofre, e prejudicar o funcionamento do caminhão.
 

E O QUE FAZER NO CASO DO MOTOR A DIESEL DISPARAR?

Primeiramente, preze sempre pela sua segurança e pela segurança das demais pessoas, saia do veículo e proteja-se! 

Caso você não tenha preparo para conter a situação, não faça intervenções no motor, isso pode ser muito perigoso, já que as peças, em alta temperatura, podem ser arremessadas longe e provocar ferimentos graves!

A primeira coisa que passa pela cabeça nesta situação é desligar o motor, no entanto, isso não vai parar a aceleração, pois você se lembra que a entrada de ar não é controlada nos motores a diesel? Somente a obstrução da entrada de ar no motor pode frear o problema, sem ar não ocorre a queima do combustível e o motor acaba desligando.

Neste caso, utilize um extintor de CO2 na admissão de ar do motor ou cubra fisicamente o motor, o que é mais perigoso e difícil também. Outra tentativa de frear o problema é engatar a marcha mais alta e lentamente soltar a embreagem, isso se o câmbio for manual.

É possível tomar algumas medidas de prevenção e evitar o disparo do motor a diesel, como por exemplo: sempre fazer corretamente, e no prazo, a manutenção do filtro de ar e do nível do óleo lubrificante, utilizar combustível de boa qualidade, de preferência o indicado pelo fabricante do caminhão, sempre verificar o consumo de óleo, que não deve ultrapassar 0,8 litro a cada mil quilômetros, observar se há óleo acumulado no turbocompressor, e não utilizar a marcha lenta continuamente por mais de 15 minutos.

Como diz o velho ditado: é melhor prevenir, do que remediar. Neste caso, cabe perfeitamente o dito popular, já que as consequências de um motor disparado podem ser imensuráveis.

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