O meio automobilístico, no mercado da produção de caminhões, está evoluindo cada vez mais e com isso existem variedades de produtos que podem auxiliar o motorista a economizar, seja na estrada, na manutenção ou na personalização do caminhão.
Essa evolução trouxe ao ramo da profissão de caminhoneiro variações deste utilitário chamado caminhão de acordo com a sua necessidade de uso, o que acrescentou e muito ao setor.
E é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje.
Tipos de caminhões
A depender do gênero das operações com o qual o caminhoneiro trabalha, variam as especificações técnicas necessárias para que seu bruto o atenda por completo.
Isso porque as operações podem ser urbanas, rodoviárias ou off road, incluir cargas pesadas ou leves, indivisíveis ou não.
Por isso, separamos algumas classes de caminhões e modelos para cada uma delas.
Veículos urbanos de carga:
Esses caminhões caracterizam-se como:
- Caminhões pequenos;
- Geralmente usados para operações urbanas;
- Indicados para carregamentos leves.
Veículo leve de carga:
Esses caminhões caracterizam-se como:
• Comprimento máximo de 6,3 metros;
• Capacidade máxima de carga de 9 toneladas.
Caminhões 3/4:
Esses caminhões caracterizam-se como:
• Veículos com 2 eixos;
• Capacidade máxima de carga de 4 toneladas.
Caminhão semi-pesado:
• Veículos com 2 eixos simples;
• Comprimento de até 14 metros;
• Seu limite máximo de peso bruto é de 16 toneladas.
Caminhão pesado:
• Veículos com 2 eixos duplos;
• Comprimento de até 14 metros;
• Seu limite máximo de peso bruto é de 23 toneladas.
Carretas:
Existem carretas de dois eixos, três eixos e de cavalo trucado.
• O comprimento máximo de todas é de 18 metros;
• Os limites de peso bruto são, respectivamente, 33, 41 e 45 toneladas.
Como podem ver, muitos são os modelos e suas respectivas finalidades.
Por isso, é importante saber com qual deles o seu objetivo de frota se encaixa, para que assim, o bruto consiga atender por completo a sua necessidade.
E não se esqueça de que isso também é imprescindível para garantir a sua segurança na estrada, assim como dos demais motoristas.
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