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Por que fazer pesquisa de mercado?

Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar você a conhecer os desafios do seu negócio e das suas ideias, contribuindo para melhorar suas estratégias e permitindo que você descubra necessidades ainda não exploradas, a partir do momento em que você conhece melhor o ambiente que está inserido.

Com a pesquisa de mercado é possível explorar novos nichos ou até mesmo criar segmentos inéditos, afinal, você vai obter informações novas e assim conseguirá elaborar estratégias mais assertivas que vão proporcionar mais competitividade para a sua empresa. 

Mas, afinal, o que é uma pesquisa de mercado? A pesquisa de mercado é uma ferramenta bastante útil quando precisamos entender a realidade do mercado, através da coleta de informações que auxiliam a tomada de decisão, permitindo um olhar mais abrangente sobre os negócios.

Com ela você vai conseguir obter dados sobre as características comportamentais dos seus clientes, seus hábitos de consumo, além de obter informações sobre outras empresas que podem ser consideradas como exemplos e lhe proporcionar boas ideias.

Independentemente do tamanho da sua empresa, ou do ramo de atividade, a pesquisa de mercado pode ser uma ferramenta valiosa para o seu negócio, contribuindo para que você conheça melhor seus clientes e concorrentes, o mercado em que atua, os pontos fortes e fracos da sua empresa, melhorar seus produtos, ampliar sua atuação, e alcançar seus objetivos através da identificação de novas oportunidades, ou seja, a pesquisa de mercado vai permitir que você tenha mais chances de sucesso a partir do momento em que aprofunda o seu conhecimento no mercado em que atua.

Mas como realizar uma pesquisa de mercado? Primeiramente é preciso saber que, basicamente, há dois tipos de pesquisa de mercado: a pesquisa primária, que é aquela realizada pela própria empresa, e a pesquisa secundária, quando a empresa contrata profissionais especializados para realizá-la.

Se você optar por realizar a pesquisa de maneira autônoma, ou seja, sem a ajuda de um profissional especializado, é preciso saber os requisitos básicos para a elaboração da pesquisa, o primeiro deles é o objetivo

Antes de sair aplicando questionários, é preciso ter em mente o tipo de informação que deseja obter, qual é o objetivo da pesquisa, você pode querer saber sobre a satisfação dos seus clientes ou sobre suas preferências de consumo, pode buscar entender melhor o mercado, definir o seu público-alvo, enfim, o primeiro passo para a realização de uma boa pesquisa de mercado é definir o objetivo da pesquisa, ele orientará a elaboração das perguntas que serão aplicadas e para quem serão aplicadas.

Neste sentido, também é importante definir com precisão o perfil do público que vai responder sua pesquisa. Você vai aplicar o questionário para seus clientes, fornecedores ou concorrentes? A partir do seu objetivo, você conseguirá definir este público.

Leve em consideração fatores como renda familiar, características demográficas, ocupação, escolaridade, entre outros, verifique a necessidade de obter dados sobre o comportamento, como hábitos de alimentação, de saúde, de higiene, as preferências de compras, etc. Tudo isso ficará mais claro com o objetivo da pesquisa bem definido.

Também é importante definir o tamanho da amostra, ou seja, quantas pessoas serão entrevistadas. 

Feito isso, elabore um roteiro de perguntas, um formulário com questões simples que facilitem as respostas do seu público-alvo e que possam trazer informações precisas, você pode colocar alternativas de respostas, no estilo “a, b, c, d, e” ou deixar as perguntas abertas, para que seus entrevistados respondam livremente.

No entanto, fique atento com a análise dos dados, um questionário fechado, ou seja, com alternativas de respostas, pode ser mais fácil de interpretar e analisar os dados, contudo, um questionário aberto pode ser mais rico, por conter informações mais amplas. Uma dica é: você pode elaborar um questionário que contenha perguntas abertas e fechadas, para aproveitar melhor as respostas. 

Atualmente, existem ferramentas online que permitem que você possa aplicar esta pesquisa sem a necessidade de estar frente a frente com os entrevistados, o próprio Google conta com uma ferramenta de formulários que você consegue enviar por e-mail ou pelas redes sociais, ampliando assim a quantidade de pessoas que vão responder seu questionário. Gostou?

Então que tal elaborar sua pesquisa? Pense no seu negócio e nas informações que seriam úteis para melhorá-lo, comece definindo o seu objetivo de pesquisa e utilize ferramentas gratuitas para criar formulários, faça testes e, com o tempo e experiência, aprimore seus questionários, aprenda com eles. Conhecer melhor o mercado, seus concorrentes e seu clientes é uma necessidade para garantir o sucesso do seu negócio.

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