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Relacionamento com o cliente: como estar perto do seu público?

Você já parou para pensar no modo como a sua empresa se relaciona com o cliente? Pode parecer clichê, mas esta é uma questão de extrema importância para qualquer tipo de negócio, afinal, se o cliente só te interessa na hora da venda, sua empresa pode não ter muita prosperidade no mercado, principalmente em tempos em que tanto falamos de engajamento e fidelização.

Qualquer tipo de relacionamento ocorre através de uma construção, um esforço para estabelecer uma relação de confiança, que necessita de dedicação de ambas as partes, assim o relacionamento com o cliente precisa ser construído e exige, portanto, tempo e dedicação.

Construir um relacionamento sólido com seus clientes também é gerar fidelidade, e isso fará com que seus clientes não apenas comprem seus produtos, como também promovam sua marca, indicando sua empresa para outras pessoas. Daí a importância de estabelecer uma conexão permanente com seus clientes, buscando interação entre eles e sua empresa, criando fortes vínculos que gerem fidelização

Para que seja mantido a longo prazo, o relacionamento com o cliente deve ser construído com diálogo e reciprocidade, personalizando a comunicação e estabelecendo estratégias que possibilitem a melhoria constante desta relação, isso porque uma única experiência ruim pode resultar na desistência do cliente, que trocará sua empresa pelo seu concorrente, conforme revelou a pesquisa da PwC, de 2018, The Future Customer Experience, mostrando que, na América Latina, 49% dos consumidores trocam de empresa após uma única experiência ruim.

Neste momento você deve estar se perguntando: mas o que a minha empresa precisa fazer para estabelecer um vínculo forte com os clientes?

Primeiramente, é preciso investir em conhecimento, ou seja, é preciso conhecer o seu cliente, entender as necessidades deles, acumular informações sobre eles, assim você conseguirá atendê-los da melhor maneira possível, de forma personalizada, fazendo a oferta certa, suprindo suas necessidades e atingindo suas expectativas. Se a sua empresa ainda é pequena, você mesmo pode catalogar seus clientes, anotando todos os dados sobre eles.

Para isso, você pode utilizar formulários, pedindo gentilmente para que eles preencham esses formulários, e dispor essas informações em gráficos e planilhas. Uma boa ferramenta para isso é o Google Formulários, além de gratuito, facilita muito a organização das informações, pois já dispõe as respostas em gráficos e planilhas, permitindo uma melhor visualização dos dados e facilitando a leitura que vai te dar insigths para estabelecer as melhores estratégias.

Para empresas maiores, pode ser necessário o uso de uma tecnologia mais adequada, que dê conta de um número maior de informações, como, por exemplo, o CRM (Customer Relationship Management), que é uma ferramenta que ajuda na gestão de relacionamento com o cliente, possibilitando otimizar a rentabilidade da empresa e aumentar as vendas, através da utilização de informações sobre os clientes, tais como informações pessoais e histórico de preferências de compras, de maneira rápida e acessível, esse sistema permite que você organize contas e contatos, simplificando e acelerando o processo de vendas.

Utilizar a tecnologia da informação é muito importante para que você consiga potencializar os resultados de sua empresa. Outra estratégia para estabelecer um relacionamento mais duradouro com seus consumidores é mapear a jornada do cliente, isso quer dizer: compreender a experiência dos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda, ou seja, conhecer toda a história do cliente com sua empresa, e assim criar estratégias de experiências personalizadas.

Diante de tanta tecnologia, o bom e velho atendimento pessoal não pode ser descartado. Por isso, o treinamento de sua equipe de vendas não deve ser desprezado, ao contrário, é preciso investir constantemente na melhoria da sua equipe, alinhando a comunicação da empresa com as práticas dos colaboradores que farão o atendimento direto com seus clientes.

Uma excelente estratégia para aproximar os clientes da sua empresa é a produção de vídeos, que você pode elaborar para postar nas redes sociais, por exemplo. Eles podem ser vídeos que explicam sobre um produto, que fazem propagandas, que vendem cursos, etc.

Os vídeos ajudam a criar proximidade da sua empresa com os clientes, e podem ser desenvolvidos como conteúdos exclusivos para eles, criando assim uma experiência de exclusividade e personalização para seus clientes.

O importante é compreender que o relacionamento com o cliente é um fator crucial para o sucesso de sua empresa e, a partir daí, estabelecer uma cultura de relacionamento.

Comece aos poucos, utilize ferramentas gratuitas que facilitam a organização dos dados dos clientes, publique vídeos nas redes sociais, enquetes, conteúdos capazes de envolver e engajar seus consumidores, peça a opinião deles, os ouça, crie vínculos com eles.

Você verá que este estreitamento da relação entre sua empresa e seus clientes dará resultados!

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