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WhatsApp Business: Vantagens para a sua revenda

Difícil encontrar um brasileiro que não tenha WhatsApp hoje em dia. E da mesma forma que ele ajuda as pessoas a estarem mais próximas umas das outras, ele pode fazer com que empresas estejam mais próximas dos seus clientes. 

Confira a seguir tudo sobre o WhatsApp Business e tenha essa ferramenta à disposição da sua revenda.

WhatsApp Convencional vs WhatsApp Business

Diferente do que muitos podem pensar, o WhatsApp Business é um aplicativo diferente do convencional utilizado para trocar mensagens. A ideia do Business é estabelecer uma comunicação entre empresas e entre empresas e pessoas. 

Portanto, o WhatsApp convencional é voltado para pessoas físicas enquanto o Business é voltado para pessoas jurídicas. 

Sendo gratuito, essa ferramenta permite que empresas troquem mensagens com seus clientes de maneira mais prática. Incluindo diversas funcionalidades como catálogo de produtos, classificação de clientes, automatização de mensagens e até mesmo integração com atendentes virtuais utilizando o WhatsApp Business API.

WhatsApp Business API

Além do WhatsApp Business, existe outra plataforma chamada WhatsApp Business API. Essa versão apresenta mais funções ainda, contando com integrações a sites e softwares que podem auxiliar no armazenamento de conversas e resgates das mesmas quando necessário. 

Empresas que utilizam o API podem pedir um certificado de verificação de conta, dessa maneira os usuários sabem que a conta é segura e traz mais credibilidade para a empresa dentro do aplicativo.

Por fim, pode-se ainda automatizar o atendimento com chatbots, que conseguem resolver dúvidas de clientes por meio de atendentes virtuais.

Nessa funcionalidade pode-se utilizar o atendimento sem intervenção humana, ou conciliar com o atendimento humano. Dessa forma, caso o cliente não consiga resolver com o automatizado, ele é direcionado a um atendimento real.

Vantagens do WhatsApp Business para sua Revenda

Com o WhatsApp Business a empresa conta com diversos benefícios como gerenciamento do atendimento, experiências melhores para o usuário, mais conectividade, agilidade em cobranças, etc. Confira a seguir algumas das principais vantagens que a sua empresa pode ter com o WhatsApp Business.

Automatização de mensagens

Tempo é dinheiro, e pensando nisso, dar uma resposta rápida aos consumidores pode ser o diferencial entre fechar ou não uma venda. E com o WhatsApp Business é possível criar mensagens automáticas que serão enviadas aos clientes que entrarem em contato com a empresa. 

Pode ser definido mensagens de ausência, que são enviadas quando um cliente entra em contato, mas a empresa está fora do horário de funcionamento. E podem ser definidas respostas rápidas como saudações, por exemplo no início ou final do atendimento. Para fazer isso basta acessar o menu de configurações da empresa e ir à opção ferramentas de mensagem.

Rastreamento de Produtos

Essa função é ótima tanto para o cliente quanto para a empresa, pois faz com que o consumidor sempre esteja atualizado de onde está o produto e quando ele irá chegar ao cliente. Isso contribui para a satisfação do cliente e melhor gerenciamento da empresa com relação a entregas. Assim, tudo é enviado automaticamente para o cliente, o que diminui atendimentos apenas para saber o status do pedido.

Catálogo de Produtos e Serviços

Uma das funcionalidades mais amadas pelas empresas é justamente a opção de colocar o catálogo de produtos e serviços oferecidos. Com essa opção pode-se colocar valores, fotos e descrições, algo que auxilia na finalização da venda, além de poder inserir o link do site que direciona até a página do produto no ambiente virtual da empresa.

Ainda pode-se fazer o envio de mensagens promocionais, e compartilhar produtos selecionados na conversa com o cliente, algo que agiliza o atendimento. Para isso é só ter as fotos dos produtos no celular, ir até o menu de configurações, selecionar configurações da empresa e depois catálogo. Por fim, é só adicionar os produtos e serviços que se deseja e criar o catálogo.

Gestão de Atendimento

Uma opção interessante é que com o WhatsApp Business pode identificar as conversas, podendo categorizar os clientes em grupos. Isso ajuda a diferenciar clientes que compram sempre ou que já são fidelizados de clientes novos, por exemplo. Ainda podendo ser adaptado conforme a necessidade da empresa.

Outra agilidade que essa ferramenta traz é a opção de serviços com agendamento. Com a versão API pode-se automatizar o envio de lembretes sobre a data de agendamento e solicitar a confirmação de que o cliente irá comparecer. Isso diminui as possibilidades de esquecimento e facilita reagendamentos assim como impede que horários fiquem em branco.

Feedback dos usuários

Com a conta comercial pode-se fazer pesquisas de satisfação, pedir opinião dos clientes sobre o atendimento, produtos e muito mais. Assim, a empresa consegue gerar métricas de satisfação do consumidor e reunir sugestões, além de identificar possíveis problemas. E tudo isso de forma automatizada!

Como usar

Para começar a utilizar as vantagens do WhatsApp Business é preciso ter um número que será utilizado para essa função, sendo que este não poderá já estar cadastrado no WhatsApp normal. Caso queira usar um número que esteja cadastrado no convencional é possível fazer a transferência do número pessoal para uma conta empresarial. Porém, o WhatsApp não permite que o mesmo número esteja cadastrado nas duas plataformas.

Estabelecido qual número será utilizado, basta fazer o download do aplicativo na loja de aplicativos do iOS ou Android. Após isso, coloque as informações como nome da empresa, endereço físico, foto da logomarca ou que represente a empresa, horário de funcionamento e uma descrição do que a empresa oferece. 

Também é importante colocar o link para o site ou endereço virtual da loja e prestar atenção na hora de preencher os dados, pois o nome, por exemplo, não poderá ser alterado após a criação.

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