Alguns erros na revenda podem dificultar a lucratividade de seu negócio. Por isso, é importante evitar cometer esses erros, para manter seus clientes satisfeitos e potencializar os resultados positivos.
Erros na revenda: quais são e como evitar?
É importante identificar quais são os comportamentos equivocados que sua equipe está tomando, justamente para orientar e evitar a repetição de erros.
Para te ajudar, elencamos alguns erros comuns que ocorrem nas revendas e como lidar com esses equívocos. De modo que, seu negócio não seja afetado negativamente por esses possíveis equívocos.
1. Seu vendedor fala mais que o cliente
Esse é um erro extremamente comum, que a maioria dos vendedores comete sem perceber. É preciso permitir que o cliente fale e conte o problema que o fez buscar a loja.
Somente assim, será possível identificar qual é a real necessidade de seu cliente, para que ele possa ser atendido com qualidade.
Permita que a pessoa fale, faça questionamentos que ajudem a guiar o entendimento sobre a necessidade que está se apresentando.
Dessa forma, é possível identificar quais produtos em seu estoque são úteis para a necessidade de seu cliente. Garantindo que o consumidor saia verdadeiramente realizado após o atendimento.
Uma vez que, o cliente será apresentado a produtos que realmente podem solucionar os problemas que ele vem enfrentando.
2. Tentar apresentar produtos inúteis
É comum que o vendedor não queira perder a oportunidade de venda. Afinal, o cliente entrou na loja e apresentou um problema. Por isso, o vendedor enxerga a oportunidade de demonstrar vários produtos, mesmo sabendo que eles não sanam a necessidade daquele consumidor.
Esse tipo de atitude pode até gerar uma venda, mas não será capaz de fidelizar consumidores ou até mesmo de mostrar que a empresa preza por um bom atendimento.
O ideal é que o vendedor mostre ao cliente soluções efetivas para o seu problema. Caso não disponha de uma solução naquele instante, cabe ao vendedor anotar a solicitação do cliente e tentar providenciar esse tipo de produto.
Afinal, todos os produtos que apresentam demanda e não estão no estoque devem ser apontados para os gestores.
Quando um produto é constantemente solicitado e não faz parte do estoque, a empresa está perdendo oportunidades. A comunicação entre vendedores e gestores é fundamental para que esse erro não seja cometido repetitivamente.
3. Achar que treinamento é perda de dinheiro ou tempo
É muito comum que as revendas não invistam em treinamento de sua equipe de vendas. Entretanto, esse erro ocasiona diminuição nos resultados.
O ideal é que a empresa invista continuamente em capacitação, com o objetivo de ter o melhor atendimento da região.
Quando os clientes se sentem bem atendidos, eles naturalmente são fidelizados com maior facilidade.
Além disso, a empresa tende a crescer em vários outros aspectos. Apresentando saldo de vendas positivo quando a equipe é constantemente treinada e atualizada.
4. Não saber a opinião de seus clientes
O que seus clientes pensam sobre sua revenda? Deixar de fazer pesquisa de opinião é um erro de quem não investe em pós-vendas.
Esse equívoco pode desacelerar o crescimento de seu negócio. Afinal, é preciso conhecer críticas construtivas para que seu negócio possa ser melhorado em prol de seus clientes.
Além disso, quando o consumidor se sente ouvido pela empresa, ele percebe que a opinião dele é valiosa para o negócio. Esse tipo de ação cria um vínculo entre a empresa e seus clientes.
5. Parar de prospectar
É natural que em alguns momentos ao longo de um ano, a empresa apresente vendas acima da média.
Entretanto, sequer nesse período é possível parar de prospectar clientes. O ideal é que a empresa continue investindo em divulgação para atrair novos clientes.
Muito embora a fidelização seja fundamental, a prospecção de novos consumidores também é importante para a rotatividade de seu estoque.
Por isso mesmo, deixar de investir por ter atingido um bom resultado é um erro que deve ser evitado em sua revenda.
Identificou que sua revenda comete algum ou alguns desses erros? Não há problema! O mais importante é que, uma vez identificado, seja possível começar a trabalhar na sua correção.
Invista em seu negócio corrigindo erros na revenda que aconteciam com frequência, para potencializar seus resultados.
Telefone/Fax:
54 3511.1000
contato@rodoplast.com.br
Rodovia BR 116 Km 33, nº 13.600
Bairro Industrial - Vacaria | RS
CEP: 95205-000
A Rodoplast desenvolve, transforma e comercializa peças plásticas que proporcionam
segurança, economia e utilidade para seus clientes.
desenvolvimento | sixinterfaces