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Como a comunicação impacta sua empresa

12 de fevereiro de 2020

No mundo de hoje se comunicar é uma tarefa vital para qualquer organização, pois ela impacta diretamente na performance da empresa. Porém, é comum pensarmos que somente a comunicação com os clientes é importante, o que é um erro grave.

Existem, em resumo, dois tipos de comunicação dentro de uma empresa: a comunicação interna e a externa. A comunicação interna, como o nome sugere, está relacionada com a troca de informação no ambiente corporativo. Já a externa zela pela informação enviada para a sociedade.

A todo o momento a comunicação impacta tanto os clientes quanto os colaboradores. O slogan, os valores e o modelo de negócio, por exemplo, são de extrema importância. Uma empresa que se comunica bem é uma empresa que garante competitividade no mercado.

Ficou interessado? Então vamos nos aprofundar mais nesse assunto!
 
Como a comunicação impacta no interior da empresa

A comunicação interna é aquela que irá agir na forma como os colaboradores atuam na empresa. Por mais que pareça clichê, desde agora se deve lembrar que, colaboradores felizes são mais produtivos para a empresa.

Por isso uma boa comunicação dentro da empresa garante um clima mais amigável, o que favorece a satisfação do colaborador.

Devemos compreender, todavia, que a felicidade não é o objetivo final da comunicação interna, mas sim uma consequência. Quanto maior for a relação com colegas de equipe, melhor será o espírito de cooperação, o que pode evitar problemas internos, auxiliando assim na comunicação interna.

Com colaboradores mais engajados e dispostos a trabalhar, naturalmente a produtividade dentro da empresa aumenta, afinal o trabalho em equipe é a fórmula para o sucesso dentro de uma organização.

Sentindo-se em um ambiente favorável para seu desenvolvimento, a rotatividade de funcionários também irá cair. Isso ocorre porque o ser humano é um “animal social” e como tal busca por ser aceito em grupos sociais. Justamente por isso, quanto mais amigos dentro da empresa e mais aceito for, menos o colaborador vai querer trocar de emprego.

Para fechar este tópico e partir para a comunicação externa, ainda precisamos citar as crises. Elas acontecem nas organizações, sendo praticamente inevitável.

Porém, com colaboradores agindo harmonicamente, o impacto delas é minimizado. Uma boa estratégia, nesses momentos, é ouvir tudo o que os colaboradores têm a dizer sobre o problema a fim de fortalecer o clima organizacional.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre como gerar e manter uma boa comunicação interna, vamos falar sobre a comunicação externa.
 
Comunicação externa: sua empresa e seu cliente

Quando falamos de comunicação externa, pensamos logo em marketing, slogan, logomarca, e afins. De fato esses elementos fazem parte da comunicação externa, mas não é somente disso que ela agrega.

Ela vai bem além, e por isso, desde já, é importante entender que existem vários grupos presentes na sociedade, dentre eles, podemos citar: seus clientes, seus concorrentes, o governo (país, estado, cidade), instituições financeiras e muitos outros. Isso significa que a comunicação externa é muito mais complexa do que apenas o uso do marketing.

Uma comunicação externa errada, por exemplo, pode estar presente quando da alteração do gestor atual da organização. Se for uma empresa de grande porte com forte presença na bolsa de valores ou mesmo na sociedade em que está inserida, isso pode afetar negativamente suas ações.

Então é necessário se questionar: por que esse evento aconteceu? Ele fez algo de errado na empresa? Existem conflitos internos? São perguntas semelhantes a essa que se passa na mente do público externo.

Indo para um erro mais comum, podemos citar a escolha do slogan. Ter um slogan que resume sua empresa é de alta importância. No entanto, se for escolhido erroneamente, será muito difícil desfazer os impactos dessa ação, pois é uma comunicação direta para com todos que interagem com sua empresa.

Outro ponto de destaque é a forma como o cliente é atendido. O tópico sobre comunicação interna não veio antes sem motivo: ele é essencial para que a comunicação externa seja bem estruturada. Colaboradores felizes trabalham melhor e isso implica em melhores estratégias de Marketing, melhor atendimento ao cliente e maior esforço para evoluir dentro da empresa.
 
Em resumo

Apresentamos, brevemente, como a comunicação impacta em sua empresa, em seus clientes e no meio social onde você e sua empresa estão inseridos. Para isso abordamos tanto a comunicação interna quanto a externa, além de apresentar como ambas estão relacionadas.

No decorrer do texto, ficou nítido que uma boa comunicação interna altera o ambiente de trabalho. Afinal, um ambiente de trabalho leve, resulta em aumento de produtividade, assim como maior facilidade para lidar com crises e necessidades de ajustes diários, próprios de qualquer organização.

Esclarecemos o perigo de se gerir uma comunicação externa de forma errada ou incompleta. Enfatizamos que a comunicação externa se inicia da e na empresa. O uso do marketing atua, portanto, como um complemento para fortalecer diretamente o posicionamento da empresa, através de sua fachada, slogan, entre outras ferramentas.

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