Rodoplast

Pesquisar
Categorias
Redes Sociais

Blog Rodoplast

Você está em | Blog | Você sabe quais são os diferenciais do seu produto?
Blog do Revendedor

Você sabe quais são os diferenciais do seu produto?

Hoje no Brasil sofremos uma crescimento muito acelerado de empreendedores, principalmente na área de vendas. Dessa forma, é válido o questionamento: você sabe os diferenciais do seu produto? Essa informação é tão valiosa quanto o lucro obtido pela venda.

De fato vender não é algo fácil ou simples como muitos pensam. Para piorar o cenário temos toneladas de concorrentes por toda parte.

Por isso entender bem a sua mercadoria pode ser um ponto chave para suas vendas, e isso inclui saber os diferenciais do seu produto.

De pouco adianta relatar as especificações técnicas para seus clientes, pois apenas isso não garante a venda. Pense que ele já viu essas informações em vários lugares e ainda não comprou o que queria, o que prova a necessidade de outra abordagem.

Para conseguir fisgar seu cliente é importante passar informações realmente úteis sobre o produto. Talvez falar sobre especificações muito técnicas não seja bom, mas apontar os principais benefícios dos produtos de sua empresa pode te render uma ótima venda.

Porém, para entender melhor este conceito, devemos compreender as diferenças entre produto e oferta, as quais estão bem explicadas logo abaixo.
 
Produto, oferta e os diferenciais do seu produto

Quando falamos de produto devemos pensar nas características intrínsecas ao que se está vendendo. Assim falamos do tamanho, peso, cheiro, formato e até mesmo - se for o momento - sobre o preço dele. No entanto, a oferta não se restringe a isso, mas está relacionada com um bônus.

Dessa forma temos como oferta uma assistência técnica especial, um desconto ou uma garantia. Portanto, mesmo que se tenha um mesmo produto que o dos concorrentes, uma boa oferta acaba por criar um bom diferencial competitivo.

Um caso interessante de lembrarmos é o da Apple. Existem várias fabricantes de celulares no mundo, mas a Apple é a que mais se destaca no mercado. No entanto, o segredo não é a inovação, pois esta é rapidamente copiada pelos concorrentes. O segredo está na oferta.

Ao contrário do que se pensa, a Apple não vende celulares: ela vende um status social. Quem possui um de seus aparelhos acaba entrando em um grupo exclusivo da sociedade. Essa é a diferença entre o produto e a oferta.

Se acabamos de mostrar que a oferta é mais interessante do que o produto em si, onde entra a utilidade de saber os diferenciais do seu produto? Trataremos já deste tópico!
 
Como montar uma boa oferta

A importância de saber os diferenciais do seu produto está na momento de criar sua oferta. Vamos tentar ilustrar essa ideia com um exemplo.

Suponhamos que você entrou no ramo de chinelos, mas no mesmo quarteirão existem mais 10 lojas que vendem os mesmos chinelos que você. O que fazer agora? Simples: buscar os diferenciais do seu produto. Note que será impossível diferenciá-lo dos vendidos pelos concorrentes, mas você pode diferenciá-lo dos demais chinelos.

Lendo sobre seu produto na internet, descobriu que ele dura em média 5 anos, além de ser muito resistente a altas temperaturas.

Dessa forma, você pode montar um banner de venda no seguinte modelo: “Cansado de comprar chinelos que estragam rápido? Os nossos podem durar mais de 5 anos! Sua borracha especial aguenta qualquer asfalto quente! Compre agora e aproveite nossa promoção de final de semana!”.

Obviamente devemos lembrar que nem todos trabalham com lojas de chinelos com apenas  dez concorrentes. Às vezes a empresa é grande e precisa lidar com uma gama muito grande de concorrentes. Muito embora o cenário mude, a estratégia não sofre muitas alterações: você apresentará os reais benefícios de adquirir o seu produto.

Assim, se sua empresa contar com um time de vendas, é uma ideia perfeita passar a eles quais são os diferenciais do seu produto.

Dessa forma pode ser elaborada uma descrição focada nas aplicações do mesmo. Essa simples atitude com certeza resultará em uma maior conversão de vendas.
 
Tornando seus produtos irresistíveis

Se o indivíduo está procurando por algum produto, significa que ele tem um problema. Tudo o que importa para ele é que seu produto resolva o problema dele. Dessa forma, pensar em problemas que seu produto resolve e apresentá-los ao visitante de sua loja ou de seu site é um diferencial enorme!

Como prova disso, comece a notar a importância de encantar os clientes a partir do que o seu produto irá facilitar no dia a dia dele. Em síntese, você deve encontrar os diferenciais do seu produto e a partir dele, fazer seu planejamento de vendas.

Assim, com certeza, você irá tornar seu produto (mesmo que seja semelhante ao de todo mundo) diferente aos olhos dos clientes.

Fale conosco

Telefone/Fax:
54 3511.1000

contato@rodoplast.com.br

Rodovia BR 116 Km 33, nº 13.600
Bairro Industrial - Vacaria | RS
CEP: 95205-000

SAC
Trabalhe conosco
Rodoplast

Siga a Rodoplast

A Rodoplast desenvolve, transforma e comercializa peças plásticas que proporcionam
segurança, economia e utilidade para seus clientes.

desenvolvimento | sixinterfaces